segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Queijo gorgonzola

Olá!! Hoje resolvi falar um pouquinho sobre queijos, ao invés de postar uma receita minha e eescolhi o queijo gorgonzola como estreante, dentre os demais que irei postar durante o ano.
Até a próxima!



Considerado o primeiro queijo azul, sua origem está impregnada de folclore e lenda. Tudo no gorgonzola é sensual: seu aspecto rústico, mas elegante, sua textura voulptuosa que derrete na boca, seu aroma almiscarado e seu paladar doce e apimentado.
Minha versão preferida da história é o conto de um jovem desleixado que, distraído por sua namorada, esqueceu um fardo de coalhada úmida num porão molhado.No dia seguinte, na esperança de ocultar seu erro, ele acrescentou essa coalhada à produção da manhã.Semanas depois, descobriu que o queijo tinha um bolor esverdeado no centro.Curioso, ele provou o queijo e achou-o tão bom que repetiu o procedimento.
O gorgonzola é feito em formato de grande tambor e, quando maduro, seus lados estufam.Pode estar levemente acinzentado perto das bordas, mas não deve apresentar cor marrom, pois indica excessiva secagem e falha no manejo.

COMO SABOREAR:  É delicioso salpicado com um pouco de mel e com a maioria dos vinhos doces, com um tinto forte e até com um rosado.Combina também adicioná-lo em pastas e molhos.

Itália Piemonte e Lombardia
Idade 3-6 meses
Peso e Formato 6-13kg, tambor
Leite Vaca
Classificação Azul
Produtor Vários

Nenhum comentário:

Postar um comentário